Francisco completa 87 anos e termina 2023 ‘mais livre’ sem a sombra de Bento 16– Blogdogesso.com

AJ0KDdW2iyoK1qnKvKT6Ds8fG79TUJaOujQDu Censl Ir7rQ5jHkiX R6Llkvx4n5QTgc8p6h8jw3sOWqjQQuCjr4X4Do2I1Dxz1678SLmmyVTe4VhgV56wfumqvGCj s3hLwAdqR3qwUeYlqzuw1200 h630 p k no nu

Em clima de aniversário, completando 87 anos neste domingo (17), o Papa Francisco chega ao fim de um 2023 intenso, pelo ritmo de trabalho apesar da saúde frágil e dos embates que decidiu travar, com resultados nem sempre agradáveis para ele.

O ano já começou com um grande evento. O funeral, em janeiro, do seu antecessor, Bento XVI, que pôs fim ao período inusitado em que dois papas viveram juntos no interior do Vaticano. A partir daí, houve uma sucessão de marcos: a intensificação do seu ativismo diplomático pela paz; a nomeação do maior número de cardeais do seu pontificado e outras mudanças na Cúria Romana; a realização de um questionado Sínodo dos Bispos e um novo texto sobre a emergência climática.

image 70 edited

Tudo isso e mais cinco viagens internacionais e duas internações, incluindo cirurgia com anestesia geral, além de outros desconfortos recorrentes. Ainda houve ataques vindos do agora presidente Javier Milei durante a campanha na Argentina e nem mesmo Francisco escapou da inteligência artificial – sua imagem falsa vestindo um jaleco branco da moda se tornou viral e gerou alertas sobre o alcance de novas ferramentas. Ele até pediu um tratado internacional para regular a tecnologia.

Ao mesmo tempo, 2023, em que completou uma década de papado, foi o ano em que Jorge Bergoglio revelou a sua reacção à feroz oposição que enfrenta por parte de sectores do clero, especialmente da ala ultraconservadora que faz barulho nos Estados Unidos. .

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.